© 2017 tambor © 2017 marterecords © 2017 viagens a marte

BIO

O Futuro é agora

tambor começou em Setembro de 1999 a promoção do CD “Cortina de Fumo” com uma primeira participação no espectáculo “miss mundo 1999” para a SIC com o tema “Espuma dos Dias”. Ainda em ‘99 foram feitos sete concertos de apresentação desta banda nos espaços FNAC de Lisboa e Porto, no Art z em Lisboa , no Coliseu do Porto e na Praça Sony em Lisboa como primeira parte do grupo “Santos e Pecadores” nas festas de outono da cidade.

 

1º single "Espuma dos Dias" sai em Agosto de 1999 e passa nas principais rádios nacionais e locais.

CD “cortina de fumo” editado em Outubro de 1999 pela Farol Música;

2º single "Fado do Coração", com vídeo a passar na SOL Música e televisões nacionais desde 18 de Outubro de 1999;

3º single “Dançar com o Diabo” deu origem ao 2º vídeo da banda, onde se nota a influência de filmes como “Blairwitch Project”, a passar na SOL Música e televisões nacionais desde 01 de Março de 2000;

4º single "Até Lá Chegar" gerou o 3º vídeo, que revela esteticamente uma homenagem às imagens de Wim Wenders e uma história de travessia do deserto. Presença nas televisões e na net no site da banda desde Novembro de 2000.

 

O segundo CD de nome de trabalho “jamais descer” de 2002 tem 12 músicas originais e foi gravado durante os últimos seis meses de 2001. É um trabalho pop influenciado por sonoridades urbanas e ambientes contemplativos.

O CD foi lançado pela Lemon Records e inclui o tema “Só Hoje” que já tinha entrado na compilação “Big Brother 3”, editada em Novembro de 2000. O trabalho de apresentação ao vivo começou no mês de julho com uma série de showcases nos espaços fnac com o lançamento do single e video “a volta ao mundo”

A tour “ a volta ao mundo 2003” levou tambor a todo o Portugal.

 

No final de 2003 iniciou-se o processo de gravação do terceiro cd e a tour “crónicas de marte 2004”.

O terceiro CD de nome “Rádio” foi gravado e misturado entre Fevereiro e Abril de 2004 nos estúdios Uarpagah , MDLe Bebop , contando com a produção de Fernando Martins e Samuel Henriques. 

 

É composto por nove temas do qual foi extraído o single “lisboa p’ra trás” 

Em rotação na Antena 1 em lista A desde o seu lançamento , assim como nas outras rádio nacionais e locais ," Lisboa pra tras" deu origem a um roadvideo com o mesmo nome

o segundo single "o encanto de dançar só" resultou num video totalmente gravado com camaras fotográficas e telemóveis , e no convite para tocar no pinhal novo em 2005 onde se gravou o dvd :

"noite de inverno eléctrico" . o som hipnótico de tambor.

 

em 2007 o tema "a tua falta" , inicio de trabalho do que viria a ser o album "quatro" , foi escolhido para a banda sonora da novela "Vingança" na SIC.

 

em 2008 foi gravado um tema de natal "o meu tambor" , versão de "litlle drummer boy" , com a participação de um coro infantil.

 

gravado em 2009 e editado em 2010 , "quatro" , é o quatro disco de tambor , em cd e vinil , dele foi retirado o single "cada dia que passa" , em rotação diária nas principais rádios nacionais e locais desde o inicio do ano de 2010. na televisão a presença tem sido constante não só pela inserção do tema na novela "lua vermelha" mas também pela passagem do video da canção realizado por helder mendes.

os temas "cada dia que passa alexfx remix" e "espuma dos dias" podem ser ouvidos no nos videos oficiais sobre lisboa 

 

o segundo single é "devagar em dias sim" e o terceiro " há quem diga adeus:acústico" editados quase em simultâneo são a mostra real de tambor . entidade electro e entidade acústica.

para estes dois temas foram realizados videos em HD , já em mostra global na tv e canais digitais/internet

 

"devagar em dias sim" faz parte da banda sonora da novela "laços de sangue"

 

a tour "quatro:acústico" continua desde abril de 2010 a percorrer o país em simultâneo com "electro:quatro" a mostra ao vivo do poder pop.

em troia na final do programa de tv "à procura do sonho" tambor tocou ao vivo "cada dia que passa" e "a sorte amplificada" em todo o seu esplendor electrico e em versões únicas para esta apresentação . ainda neste espectáculo foi tocada uma versão de "heroes" de david bowie em conjunto com slimmy. 

 

as remixes sucedem-se:

cada dia que passa floating club mix

cada dia que passa gold club mix

cada dia que passa into the basement mix

a sorte amplificada alexfx signal mix

a sorte amplificada alexfx dub mix

heroes cold mix

 

Tambor foi nomeado para melhor disco/banda de 2010 com o disco "Quatro" nos XVI Globos de Ouro

 

em 2012/3 saí "Electro Pop" o quinto disco de originais com edição de marterecords

 

O primeiro single "à volta tudo caí" atingiu o top ten de vendas itunes no dia de lançamento e o video oficial teve lançamento no Top+

 

o segundo single é "Desacelera" com video de Helder Mendes

 

 

O single "Fica" tem passagem na Rádio e TV a nível nacional , o mesmo tema tem uma versão ao vivo com Jorge Mourato na RTP1 , dedicado p`lo mesmo ao seu amigo António Feio.

 

 

A RTP2 emite "A Sorte Amplificada" um especial de 50 minutos dedicado a Tambor . a História de "Cortina de Fumo" a "Electro Pop".

 

 

Correio da Manhã TV emite o TV Special "Electro Pop" com a duração de 25 minutos sobre a gravação do disco com o mesmo nome e a apresentação em Video gravada no Teatro Tivoli.

 

 

No "Musicbox" em Lisboa foi apresentado p`la primeira vez o álbum "Electro Pop" na integra ao Vivo

 

 

Ainda neste mês sai "Quatro Deluxe" a versão revista e aumentada do disco de 2010 em formato digital

 

 

A Correio da Manhã TV apoia "A Sorte Amplificada Tour 2013" com início no Teatro Municipal da Covilhã , terra natal de Alexandra Valentim , com a produção da Rádio Clube da Covilhã e Covilhã Município.

 

 

A 13 de Novembro de 2013 Tambor toca no Auditorio Dr Orlando Ribeiro em Telheiras/Lisboa e disponibiliza online  , video e audio , o concerto na totalidade.

 

 

Em 24 de Janeiro 2014 deu-se Concerto com O Coro da Orquestra Extraordinária no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia/Mosteiro dos Jerónimos com Lotação esgotada para assistir à consagração .

 

Da bandeira de Portugal a esvoaçar na varanda ao público que encheu a sala toda uma sensação da partilha de algo verdadeiramente memorável se passou em palco e fora dele.

 

Para todos os presentes fica o ter feito parte de uma noite única num espaço com História.

 

À porta do Museu ainda ficou quem queria fazer parte mas infelizmente já não tinha espaço no Salão.

 

Deste Concerto foi feito o filme "O Espaço sem ti não é nada" emitido na RTP no dia 10 de Maio de 2014.

 

o disco com o mesmo nome é lançado em formato digital em Junho de 2014 atingindo o top de vendas itunes no dia de lançamento.

 

o lançamento do CD/DVD de "O Espaço sem ti não é nada" ao vivo no Mosteiro dos Jerónimos com o Coro Da Orquestra Extraordinária aconteceu em junho de 2015 com edição Farol.

 

os concertos acústicos com o “Coro da Orquestra Extraordinária” têm um novo disco ao vivo a sair ainda em 2016 . “Dobram os Sinos mais uma vez”

 

em 2016 acontece “A Construção da Saudade” edição digital a 10 de Junho e entrada direta para o top digital , e cd a 10 de Outubro.

o cd conta ainda  com a versão de “Canção Verdes Anos” de Carlos Paredes e Pedro Tamen.